Você conhece bem o seu cliente?

Assim que a sua empresa está pronta e montada, o próximo passo é começar a vender, certo? Mas você já definiu quem é o seu cliente? Os gostos, os desejos, as necessidades, a forma como você vai falar com ele, tudo isso influencia na opinião do seu consumidor. Na hora de disputar pela atenção dele com outras empresas, essas são as questões que você deve ter respondidas com o máximo de informações que conseguir.

A forma mais utilizada para conhecer e analisar clientes é a pesquisa de mercado. A partir de um questionário ou roteiro de entrevista, é possível conhecer o seu cliente e traçar um perfil para que a sua comunicação se adeque a forma como ele pensa.

Mas, cuidado com a extensão da pesquisa. Muitas pessoas não têm tempo ou paciência para responder pesquisas longas e complicadas. Portanto seja direto e prático. Uma boa saída é contratar uma empresa especializada em pesquisas de mercado. Elas podem te ajudar a conquistar resultados melhores.

Outra opção de pesquisa é a de dados secundários. Utilizando pesquisas já realizadas por órgãos como IBGE ou IPEA, você pode coletar e analisar apenas os dados que são importantes para o seu negócio, e assim, pode encontrar muitas informações sobre os seus clientes, e só precisa investir o seu tempo ou de seus colaboradores nesta busca. Esta opção também pode auxiliar na realização de outros modelos de pesquisa, já que possibilita uma melhor descrição do ambiente investigado antes de aplicar o questionário.

Além destas opções de pesquisa, existe também a pesquisa por observação. Aqui, você só precisa ficar de olho no seu cliente na sua loja, no ponto de venda, até mesmo na Internet. Observe o tempo em que ele permanece na loja, se ele costuma vir sozinho ou acompanhado, qual a influência dos acompanhantes dele, o percurso que utiliza normalmente, qual a reação dele e qual a forma como ele analisa cada produto, quais os itens mais observados, quantas vezes por mês ele visita a sua loja…

É simples. Para conhecer o seu público você só precisa ter interesse. Cada visita dele à sua empresa, cada compra, cada ligação, é uma oportunidade para você descobrir um pouco mais sobre cada um deles. Se você se esforçar e incentivar seus colaboradores, em breve poderá conhecer cada um de seus clientes em detalhes e conseguirá oferecer a eles uma experiência de compras exclusiva e diferenciada.

Autor
Carol Ferreira
Administradora apaixonada por redes sociais
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