Você conhece o marketing experiencial?

Essa recente modalidade vem sendo difundida entre diversas marcas e se popularizando em todo o país. Basicamente, são ações que se baseiam na experiência (sensorial ou afetiva) e na emoção para trabalhar na fidelização e engajamento dos clientes de uma marca ou estabelecimento.

É simples: a experiência diferenciada faz com que o cliente crie um vínculo afetivo com a marca. Para se adaptar a essa realidade do marketing atual, você precisa se preparar, e isso envolve treinamentos, para que seus colaboradores possam oferecer um atendimento personalizado. Qualquer lembrança já conta pontos para o seu cliente.

Um excelente exemplo, apesar de simples, é o atendimento da Netflix. No momento em que um dos atendentes recebe o contato do cliente, ele tem acesso a todas as preferências de filmes e séries e faz um atendimento completamente personalizado – e sem spoilers. É quase um bate-papo entre amigos e, no fim, o cliente fica tão envolvido que, o que poderia ser uma dor de cabeça, acaba virando um case de sucesso.

E é nesse momento que você pergunta: “Minha loja é física, como consigo o histórico do meu cliente?”. E eis aqui a solução. Com o MyFid, o seu cliente faz um cadastro, e ali você pode acompanhar todo o histórico de preferências dele no seu estabelecimento. Assim, ele ganha descontos e você o conhecimento para oferecer uma experiência diferente a ele.

Já imaginou conseguir oferecer uma peça de roupa para o seu cliente, lembrando que combina com a outra que ele comprou algumas semanas atrás? Isso é marketing experiencial: fazer o seu cliente se sentir importante, afinal, ele é mesmo!

Autor
Carol Ferreira
Administradora apaixonada por redes sociais
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