A Importância do feedback do cliente

Muitas vezes ficamos na dúvida se a maneira como estamos conduzindo um negócio é de fato a mais apropriada para que possamos obter o retorno esperado, seja ele financeiro ou de reconhecimento dos serviços oferecidos. Por isso, é importante estar em constante contato com seus clientes, uma vez que ele ainda é a melhor fonte de feedback.

Não sabe como obter essa avaliação? Listamos algumas dicas:

  1. Você precisa conhecer quem é seu cliente e quais são as suas necessidades e expectativas ao procurar seu estabelecimento. A partir dessa informação, será mais fácil direcionar os produtos e serviços oferecidos à ele;
  2. Seu cliente encontrou o que procurava? O serviço oferecido foi adequado e de qualidade? Qual o nível de satisfação do seu cliente? O relato do seu cliente em relação ao atendimento vai ajudá-lo a melhorar aquilo que ainda está precisando de ajustes ou manter e aprimorar o que foi elogiado;
  3. A maior vantagem ao obter um feedback do cliente é nas ocasiões em que ele saiu muito insatisfeito da sua empresa. Deixar um cliente frustrado, decepcionado ou irritado não é bom para nenhum negócio, e ter a chance de desculpar-se e tentar contornar a situação pode lhe salvar de propagandas negativas as quais podem ser responsáveis por um enorme prejuízo na imagem do seu empreendimento;

Que o feedback é importante não resta mais dúvida, não é mesmo? Procure a maneira mais apropriada para o seu tipo de negócio e coloque em prática essa comunicação com seu cliente, seja através de um 0800, e-mail, redes sociais, etc., o importante é não deixar passar essas informações. Lembre-se de estreitar ainda mais a relação com seu cliente retornando todas as mensagens dele com simpatia e cordialidade. Você pode não garantir a venda, mas com certeza seu cliente se sentirá respeitado, aumentando as chances dele procurá-lo em uma próxima oportunidade.

 

Autor
Carol Ferreira
Administradora apaixonada por redes sociais
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