Nichos e Personas

Quem sou eu na multidão?

Essa é uma pergunta muito comum que os lojistas fazem ao se deparar com a realidade de seu negócio. Afinal, no meio de tantos concorrentes, de tantas ofertas, quem sou eu?

 

Sou mais um ofertando o mesmo produto? Vendo mais barato para atrair mais clientes? Sei o real valor do meu produto? Pois é, são perguntas importantes a serem respondidas para entender qual o seu nicho e como atuar nele.

 

Mas ei, você sabe o que é um nicho? Se não sabe, não procura no Google! Sério mesmo. A menos que você queira ver estantes ou prateleiras de madeira, a sua resposta não estará lá.

 

No contexto de mercado, nicho é uma segmentação de um todo. Dizendo assim parece confuso, mas com um exemplo fica mais fácil de entender: se eu disser que tenho um negócio do ramo alimentício vai ser muito vago, não é? Porém, ao falar que eu vendo cookies com caras de personagens de desenho animado da Disney, eu estou segmentando (talvez até demais) o mercado a pessoas que tenham interesse por tal produto. Esse é o meu nicho específico.

 

Seguindo no exemplo anterior, os cookies personalizados poderiam ser somente uma parte do meu nicho. Afinal, por que não ter outros tipos de produtos e trabalhar com doces diversificados como nicho? Já é menos segmentado e ainda abre o meu leque de possibilidades para novos clientes.

 

Para trabalhar com nichos, é muito importante perceber o seu limite. Onde quero chegar com meus produtos ou serviços? A quem quero atender? Como irei atender? Até onde posso ir? Pense bem nessas perguntas para chegar a resposta da pergunta que mais importa: eu entendo bem qual é o meu nicho?

 

Talvez você nunca tenha ouvido falar delas, mas as buyer personas são ferramentas que podem te ajudar a responder essa pergunta. Buyer persona é um cliente fictício seu. São pessoas que você imagina que iriam comprar em sua loja de certeza, seu cliente ideal. Não estou falando de imaginar o Bob Esponja entrando em sua loja de gravatas para comprar uma gravata vermelha nova. Mas, sim, pessoas reais, com hábitos reais, empregos reais e uma vida real.

 

Construir uma buyer persona é muito mais do que definir um público-alvo, é um processo de dar vida a ele, entender os seus costumes e se preparar para quando ele vier ao seu estabelecimento. É importante estruturar bem, afinal, a satisfação do seu cliente depende do quanto você o conhece e entende suas necessidades.

 

Quer saber mais sobre Buyer Personas? Logo mais lançaremos um post exclusivo sobre. Fique ligado e entenda como construir esse cliente ideal para o seu negócio!

 

E aí, já começou a entender melhor como funcionam os nichos e o que te ajuda a seguir em frente nele? Conte pra gente! Pode ser aqui nos comentários ou até pelas nossas páginas. Estamos ansiosos por ouvir!

 

Um grande abraço e até a próxima!

 

Curtiu nosso conteúdo? Não esqueça de compartilhar então! Mostre pros teus amigos, sócios, colegas de trabalho. Assim todos podem curtir juntos. hehe

Autor
Myfid

                          
Deixe seu comentário