Já ouviu falar de Mkt Digital?

Você já ouviu falar de Marketing Digital? NÃO?!

O ano é 2018, muita coisa está acontecendo e de maneira muito rápida.

 

Há anos que se fala de como a facilidade de obter informações revolucionou o mundo. Tudo está mudando e hoje o meio digital virou a realidade. Se você ainda não notou isso e não se incluiu nele, a hora é essa!

 

Cada vez frases como: “Sim, eu vi no Face! Adorei!” ou “Depois me manda um whats para combinarmos melhor” se tornam mais comuns no nosso dia a dia. O Facebook faz parte do dia a dia de mais de 100 milhões de brasileiros. A rede social já é uma fonte formadora de opiniões, dividida entre informações precisas e boatos.

 

Somos cobrados por não estarmos 24h por dia vendo o que nossos amigos estão fazendo. “Nossa, tu viu meus stories ontem no Insta?? Como não?”. Se você tirar o visualizado do Whatsapp então, já vão pensar que você está escondendo algo ou é um alien. (btw, adoro ser um alien nesses casos)

 

Quem nunca ouviu a frase “Se não está no Google não existe” que atire a primeira pedra (ou bit). Se dizem isso sobre “mil maneiras inúteis de descascar uma uva” imagina o que não podem dizer do seu negócio se ele não estiver lá? As pessoas gostam de pesquisar sobre lugares que elas podem ir no futuro. Se for prum jantar romântico então, as avaliações de quem já foi em seu estabelecimento são fundamentais! Imagina só levar sua esposa para jantar onde falaram que a comida é fria (a menos que seja num sushi, o que seria totalmente normal, né?) e demora a chegar? Pois é.

 

É por isso que dizemos que para entender o mercado é importante estar sempre um passo a frente e se você ainda não está nas redes sociais, você já está dez passos atrás. Talvez ainda mais. Mas ei, não se preocupe! Até o fim desse texto, você estará sabendo o que precisa fazer neste exato momento para mudar a sua situação e estar de volta no jogo.

 

Por onde começar?

 

Se você é um dos 100 milhões de brasileiros que utiliza o Facebook, este seria um bom caminho para começar. Quando você acessa sua conta e vê diversas postagens, acredite, isso é tudo Marketing digital. Publicações, notícias, vídeos, compartilhamentos. Páginas captam muitos clientes (ou potenciais clientes, chamados leads) através dos seus conteúdos e diversidade de postagens. Busque seguidores que acompanham o dia a dia da sua empresa, interagem, curtem, compartilham. Nunca tenha medo de pedir algo para quem curte sua página. Se você está precisando de curtidas para saber se o conteúdo está bom, peça! O “não” você já tem, busque o sim. Mas ei, seja coerente nos seus pedidos!

 

No início, você não irá ver um retorno imediato e isso pode desanimar. Dependendo de como você for atuar, o resultado pode começar a aparecer somente após 6 meses, talvez um ano. O que pode começar parecendo esforço inútil ou até filantropia tem potencial de ser um impulsionador do seu negócio. Dê uma olhada nessa postagem e entenda um pouco mais sobre o tempo de retorno do Marketing digital: http://www.ocaradomarketing.com.br/qual-o-tempo-de-retorno-do-marketing-digital/

 

Estar nas redes sociais requer um constante aprendizado de como tudo funciona e de como aumentar a interação dos seus clientes com você. Se a página não servir para estreitar a comunicação sua com ele, de nada adiantará manter ela por muito tempo. Lembra dos dez passos atrás? Então, ter uma página já te ajuda a andar mais uns 5 passos, mas alimentar ela (ou seja, postar coisas novas toda semana ou com frequência pelo menos) é o que vai te manter na caminhada. Saiba quando postar, como postar e quando você se der conta, terá uma clientela boa comentando e impulsionando organicamente (sem muito esforço) as suas publicações. Não se deixe desanimar com poucas curtidas ou comentários, a vida nas redes sociais é feita de tentativas e erros. Nem sempre você irá acertar, mas isso servirá de aprendizado para qual caminho você deve seguir.

 

E ai, o que você acha de criar uma página agora para a sua empresa? Dê uma olhada no nosso post sobre como fazer, clicando aqui

 

Não se assuste, tudo ao seu tempo

 

Além do Facebook, existem diversas redes sociais que você pode incluir o seu negócio. Instagram, Twitter, Snapchat, enfim, onde você quiser! Todas essas redes permitem que você interaja de forma gratuita. Existe a opção paga para ajudar você a ter mais visualizações também, mas deixe isso para o futuro, quando você já tiver mais seguidores  e estiver acostumado com as redes. Entenda o seu nicho de mercado (as pessoas que são ou podem ser seus clientes) e utilize a rede que tenha mais a ver.

 

Se você trabalhar com algo mais visual ou até produtos, o Instagram pode ser mais interessante. Lá você posta imagens e vídeos e seus seguidores vêem no próprio perfil. Texto não é o foco dessa rede. Mas se você for criar mais conteúdos escritos mesmo ou até for vender produtos, mostrar seu restaurante, etc.; o Facebook já seria mais apropriado. Talvez até o próprio LinkedIn ou Medium se o foco for conteúdo escrito mesmo. Lembrando, obviamente, que o uso de uma rede não impede de você utilizar outras! Existem diversas integrações que podem ser feitas também!

 

É importante que você não tente apressar as coisas. Entenda como funcionam as redes, estude o que for necessário e, quando você entender todas as possibilidades, comece a publicar o seu conteúdo. Não tenha medo de experimentar, de sair da caixa.

 

Adaptar-se é fundamental

 

Seu cliente sempre estará mudando, acostume-se com essa ideia. O quanto mais cedo você entender isso, melhor para você e seu negócio. Se adapte aos poucos, conheça seus clientes e não faça mudanças grandes de um dia para o outro (a menos que seja extremamente necessário). Procure páginas do mesmo seguimento que você (lojas, restaurantes, salões de beleza, etc, dependendo do seu negócio). Aprenda com as páginas que possuem mais seguidores, veja o que fizeram para isso e adapte à sua realidade. Não copie as ideias deles, mas busque a sua própria identidade. Nenhum negócio é igual ao outro, mostre seu diferencial.

 

Aproveite que o uso dessas redes é gratuito para fazer suas experiências sem gastar nada. O investimento de tempo que você fizer agora, poderá gerar bons frutos no futuro. Comece divulgando para os amigos mais próximos, para família e pedindo que eles compartilhem a sua página. Logo, você terá novas pessoas seguindo e conhecendo o seu conteúdo.

 

A crítica é sua melhor amiga

 

Não fique triste, nem desanimado se alguém fizer críticas na sua página do Facebook. É importante que você esteja sempre atento e seja atencioso com seus clientes. No mundo digital, é muito fácil que as pessoas critiquem e comentem coisas negativas.

 

Mas apesar disso, as críticas são indispensáveis para o crescimento duma empresa. Ninguém cresce sem saber o que precisa fazer para crescer. Elogios (críticas positivas) são bons e te mostram que estás indo pelo caminho certo, mas eles não te tornam invulneráveis a críticas negativas. Veja o que aconteceu, apure as informações e, principalmente, ofereça soluções. Não existe nada mais chato do que ficar sem resposta ou receber um comentário dizendo: “Obrigado pela sua crítica. Não podemos fazer nada para te ajudar. Tenha um bom dia!”. Assim, você pode acabar gerando uma visibilidade negativa e não perder só um cliente, mas diversos outros que veriam a mensagem.

 

Você sabia que adquirir um novo cliente é 5 vezes mais caro do que manter um cliente que você já possui? É o que diz Philip Kotler em suas publicações sobre Marketing. Se um especialista diz isso, é bom ouvir, não é? Ofereça um desconto, dê um cupom, convide-o a vir provar algo novo em seu estabelecimento. Seja criativo, mas não perca o cliente. Aproveite a crítica, faça dela sua melhor amiga.

 

Por fim, seja gentil

 

Sim, seja gentil! As redes sociais podem ser lugares totalmente hostis e se você tratar hostilidade com hostilidade, ficará pior para você e seu negócio. Seja transparente com seus clientes e assuma uma postura compreensiva. Como citado acima, tente resolver o problema do seu cliente como se fosse seu único objetivo naquele dia. Um cliente feliz é muito melhor do que qualquer divulgação sua.

 

Gostou do conteúdo da nossa publicação? Curta nossa página, compartilhe a postagem para seus amigos verem! Vai que eles curtem também, né? Aproveite e deixe um comentário, dê um feedback para nós por aqui ou em nossas redes sociais. Queremos muito ouvir de você!

 

Bom, por hora, tenha um ótimo dia! Nos vemos numa próxima!

Autor
Myfid

                          
Deixe seu comentário