Fidelidade

Fidelidade: o próximo passo após o cupom fiscal.

Alguém que sai da sua loja e já pensa em voltar. Esse é o cliente ideal para o seu negócio. É exatamente esse cliente fiel que iremos conhecer um pouco mais nesse post!

 

Atualmente, o sentido de fidelidade é utilizado para diversas coisas. Somos fiéis a um time de futebol. A uma série. A um livro que carregamos sempre. Somo fiéis até a pessoas que nunca conhecemos ou personagens que nunca existiram.

 

Tá, mas o que significa ser fiel? Segundo nossos dicionários online, fiel é: adjetivo daquele que cumpre os compromissos assumidos, que é constante, que é exato ou verdadeiro em relação àquilo que prefere refletir. Em outras palavras, é aquele cliente que sempre volta ao seu estabelecimento. Ele volta porque confia no seu trabalho, no seu produto ou até porque se deixou cativar.

 

Você deve estar pensando: então, eu devo ter um programa de fidelidade para meu cliente voltar? Não necessariamente. São diversos os fatores que irão ajudar ele na decisão de voltar ou não e o programa de fidelidade é sim algo a mais. Mas para ter um programa de fidelidade, você precisa planejar bem e se esforçar para fazer ele valer a pena. Só tente não usar cartõezinhos, ninguém mais gosta de carregar eles por ai.

Anote aí: Se você não abraçar a ideia e correr atrás para que dê certo, as chances de um programa de fidelidade dar retorno serão mínimas.

 

 

Conheça os mitos sobre programas de fidelidade

 

Quando se fala em fidelidade, logo se pensa num casal. Essa é a analogia perfeita. No início, tem que haver contato e diálogo junto com a conquista. A partir daí, vai se construindo a fidelidade. Para a relação dar certo, ambos os lados tem que ganhar em algum ponto, não é? Pense você e seu cliente, ele tem o dinheiro pronto para investir em você. E você, o que tem a oferecer?

 

Qualquer relacionamento precisa que ambos os lados se esforcem para valer a pena. Na mentalidade de mercado, seu cliente quer fazer o mínimo de esforço possível, ou seja, o esforço maior tem que ser seu para conquistá-lo. Não se preocupe, você não precisará enviar cartas e flores todos os dias para ele, há outros meios de conquista. Lembre a ele constantemente do que você tem a oferecer, seja carinhoso no atendimento, trate-o da melhor maneira possível. Surpreenda seus clientes estando sempre a frente, com inovações e novidades.

 

Nunca se mantenha na mesmice. Afinal, todo relacionamento que cai na rotina acaba terminando e não termina nada bem. No início, exigirá maior esforço para conquistar e se acostumar com a nova rotina, mas depois o bom atendimento e o carinho com os clientes já ajudarão a mantê-los felizes.

 

As datas comemorativas podem ser uma ótima oportunidade para fidelizar clientes!

 

Uma pergunta que é muito comum: pra quê fidelizar clientes? Como já falamos em outras postagens, é muito maior o custo de trazer novos clientes do que manter os que já possuímos. Então, fidelizar clientes ajuda você a manter bem o seu negócio com clientes que estão sempre ali para o que você precisar.

 

Com o tempo, você irá identificar facilmente os clientes fiéis. Aquele cliente que chega na loja e já chama você pelo nome e vice-versa, aquele que confia em suas opiniões sobre os produtos ou que sempre está empolgado com o seu serviço. Esse é o cliente fiel, que dá um destaque ao seu estabelecimento. Além disso, é o mesmo cliente que poderá falar para um amigo: “Ei, precisando de um corte de cabelo, vai lá com o Alex. O cara manda bem!”. É basicamente o seu cliente falando por você!

 

A fidelidade é o seu próximo passo depois do cupom fiscal. É aquilo que você precisa para que seus clientes queiram estar com você cada vez mais e manter uma relação saudável e benéfica para ambos os lados. Seu cliente não é só um número, mas o ar que movimenta o seu negócio. Não se esqueça disso!

 

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Autor
Myfid

                          
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