Deixe seu cliente falar por você

Deixe que seu cliente fale por você

Elogios sempre são bem vindos, né? Mas se vem de um cliente, é melhor ainda! Essa é uma realidade que pode estar mais próxima do que você pensa.

 

Quando você vai a alguma loja e gosta do que compra, você sente vontade de comentar com seus amigos ou pessoas mais próximas, não é mesmo? Ao ver valor num produto, tendemos a divulgar ele a quem quiser ouvir. A isso damos o nome de Marketing de Recomendação!

 

Recomendar é falar bem de algo, dos benefícios que lhe trouxe; indicar a alguém. Desde aquele cabeleireiro que fez um corte incrível no seu cabelo, até aquela pizza de brócolis que ninguém pode morrer sem comer uma vez na vida. (sim, pizza de brócolis é muito bom, acreditem!)

 

É esse sentimento de ser único que você deve despertar em seu cliente. Afinal, algum dia você já gostou tanto de algo que não via a hora de contar para alguém? É bem assim que funciona! Imagina um cliente que saia de seu estabelecimento divulgando a sua marca para cada vez mais pessoas? Demais, né?!

 

 

TUDO SE BASEIA NA CONFIANÇA

 

Como já falamos em outros posts, segundo pesquisas da Nielsen (uma agência global de pesquisas de mercado), 92% das pessoas entrevistadas (28mil) confiam mais em indicações feitas por conhecidos. Isso são somente dados daquilo que já vivemos no dia a dia.

 

Quem nunca ouviu a pergunta: “Onde tu comprou isso?”, não é? E isso pode ser até para um biscoito diferente que a pessoa provou até uma caneca do Scooby-doo que late. Claro que tem vezes que a pessoa pergunta somente por curiosidade, mas outras não.

 

Tá, mas digamos que você tenha que escolher entre ouvir a indicação de um amigo ou comprar um produto super divulgado. Qual seria a sua escolha e por que foi a indicação do amigo? Pessoas que conhecemos tem esse poder de influência. Nos sentimos mais confortáveis, mais confiantes para tomar uma decisão ouvindo de alguém que já teve uma experiência real com a empresa.

 

Afinal, por que alguém recomendaria alguma coisa? Porque é boa, agrega algo para ela, traz benefícios reais. Se o seu produto, o seu atendimento, o seu estabelecimento é bom, ele merece ser compartilhado e seu cliente fará questão disso. Incentive-o, peça a ele, ajude-o.

 

Para isso, seja o melhor que você pode ser! Trabalhe sempre para melhorar o seu atendimento, os seus produtos, os seus serviços. A confiança que você tem no seu produto é o que vai gerar confiança no seu cliente. Pise no chão, abrace a realidade e busque melhorar sempre!

 

 

UM DIA A DIA DIFERENTE

 

Nunca deixe de inovar e de se preocupar com o seu cliente. O bom atendimento é essencial para uma boa recomendação. E, acredite, isso pode trazer um retorno ótimo!

 

Pense nas vezes que você foi a um restaurante. Com certeza você já vivenciou a experiência de ser atendido por um bom garçom e por outro nem tão bom assim. Aquele garçom que não lhe dá atenção ou o que não tem o cuidado com o atendimento não dá uma boa impressão do estabelecimento. Já o garçom que está sempre preocupado com a sua refeição, em saber se está tudo agradável e sempre disposto a lhe atender é diferente! Tudo isso te faz ter vontade de voltar. Afinal, quem nunca deixou de pedir mais uma bebida ou um aperitivo depois que o garçom demorou a voltar a mesa?

 

O Marketing de Recomendação pode mudar todo o dia a dia de sua empresa. O jeito de ver o cliente, o jeito de atender, o jeito de se relacionar. Tudo que fazemos causa certas impressões e é isso que mantém o cliente ou o afasta.

 

Você sabia que, em média, é cinco vezes mais barato manter um cliente que já temos do que conquistar novos? Pois é, é o que diz Omar Souki, autor de As 7 Chaves de Fidelização de Clientes. O jeito que você trata o seu cliente serve como diferencial perante a concorrência.

 

 

USE AS REDES SOCIAIS AO SEU FAVOR

 

A internet facilita (e muito) este tipo de comunicação. Maioria dos sites e páginas hoje em dia tem uma pontuação de avaliações dos usuários, por exemplo. São clientes satisfeitos (ou não) que dão uma nota ao seu estabelecimento e comentam o porquê disso.

 

Peça aos clientes que você conhece a mais tempo que façam comentários positivos, que avaliem suas páginas. Você irá conhecer um pouco mais deles e poderá começar a fazer interações online com maior propriedade.

 

Além disso, fique atento ao que seus clientes estão falando de você. Pesquise nas redes sociais ou no próprio Facebook. Responda aos comentários de seus clientes sempre, mesmo as avaliações, sendo positivas ou negativas!

 

Não deixe para depois, seu cliente irá ficar mais satisfeito ainda com uma resposta rápida para o problema dele. Use as críticas ao seu favor, como já falamos em nosso post sobre Marketing Digital. Se pergunte como você pode melhorar a partir da crítica e avise seu cliente das medidas tomadas.
A tecnologia está sempre a favor daqueles que sabem como usá-la! Marque presença nas redes sociais, mas não esqueça nunca do bom atendimento com quem está em seu estabelecimento. Faça do seu cliente o maior divulgador da sua marca!

 

 

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Tenha um dia incrível e aproveite a amizade de seus clientes! Até a próxima!

Autor
Myfid

                          
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