Como alcançar a excelência no atendimento ao cliente

Você já deve ter percebido quantas mudanças vem acontecendo no comportamento dos consumidores, certo? Até mesmo você enquanto comprador deve perceber que já não olha as investidas de marketing do mesmo jeito, tornando-se mais crítico, exigente e conhecedor dos seus direitos. Então como oferecer um atendimento que agrade e conquiste esse novo cliente? Esqueça todas as formas antigas de abordagem e recicle sua equipe para atender às mudanças do mercado.

O que uma pessoa espera ao procurar um estabelecimento comercial? Satisfazer suas expectativas e necessidades, não é mesmo? Entender que cada cliente possui suas particularidades e tratá-lo como único é o início de um bom atendimento. Conhecer, conversar com o cliente e tratá-lo com educação é uma das exigências deste novo consumidor. Esqueça as frases prontas e atendimento estilo telemarketing, onde o atendente mais se parece um robô, cheio de respostas prontas e padronizadas. Acho que todos já nos irritamos com essa situação ao menos uma vez na vida.

Brindes do tipo “bugigangas” não funcionam mais, isso não é atrativo, afinal, estamos tentando ao máximo evitar quinquilharias dentro de casa. Queremos praticidade e brindes que tragam vantagens reais para nosso dia-a-dia. Então, ou você oferece algo de qualidade e vantajoso  para seu cliente ou não oferece nada. Ou você quer seu cliente aborrecido toda vez que olhar aquele brinde sem graça e desnecessário em casa?

Faça pesquisas de satisfação reais, só assim você terá uma percepção se está trilhando o caminho que vai levá-lo ao sucesso. A busca pela excelência no atendimento deve ser constante, isso exige comprometimento e dedicação de toda a equipe. Manter-se atualizado, conectado e procurar o equilíbrio entre a satisfação do cliente e a lucratividade da empresa irão lhe ajudar a obter o resultado esperado.

 

Autor
Carol Ferreira
Administradora apaixonada por redes sociais
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